Pavês e Charlotes | Leite Condensado

Componentes Principais

A base: feita com biscoitos, bolo, pão doce ou até panetone. O biscoito mais usado é o champagne, também chamado de biscoito inglês,mas este pode ser substituído por qualquer biscoito seco (maisena, leite, maria, coco, etc.)

Quanto ao bolo, originalmente empregaa-se o pão-de-ló, mas hoje em dia, para facilitar, você pode usar bolos comprados já prontos ou aproveitar sobras. Também pode-se aproveitar sobras de pão doce e de panetone, sem a casca.

O líquido: sua função é umedecer a base para que esta tome a forma do recipiente. Leite, licor, rum, vinho, suco, calda, etc. escolha o que preferir.

As frutas: podem ser substituídas por outras similares.Por exemplo, pera em calda por manga em calda; damasco por figo seco, uva passa, ameixa-preta; nozes por avelãs, amêndoas, castanha-do-pará ou castanha de caju, etc.

O creme: os mais usados são o creme de gemas, com ou sem baunilha, e o de chocolate, mas você pode trocar os cremes de uma receita para outra.

Dicas Importantes

  • Pavês e charlotes que serão desenformados devem sermontados em formas forradas com papel-alumínio, papel-manteiga ou filme plástico para facilitar na hora de desenformar. Depois de montado, aperte bem e cubra com papel-alumínio, filme plástico ou papel-manteiga.
  • Qualquer pavê ou charlote fica melhor quando feito na véspera. Deixe na geladeira (ou no congelador, se contiver sorvete) de um dia para o outro, assim ele estará bem firme na hora de desenformar ou servir.
  • Os pavês feitos com sorvete ficam mais fáceis de desenformar mergulhando-se a forma por alguns segundos em água fervente.

Clique para ver as Receitas de Pavês do LeiteCondensado.com

 

Comente